Enquanto dormimos muitos de nós não sabemos, mas o nosso corpo continua trabalhando e consequentemente passamos por alterações naturais e uma das partes que passa por isso, é a garganta.
Enquanto dormimos, a garganta passa por uma espécie de efeito “sanfona”, já que ela diminui um pouco durante o sono, quando nossos músculos relaxam e essa diminuição efetiva faz com que as pessoas ronquem durante o sono (sendo também considerável a existência de outros possíveis motivos para o ronco).
Esse é um estado muito comum ao qual nosso corpo se submete, contudo as nossas vias respiratórias podem se fechar durante esse momento, causando a apneia obstrutiva do sono, que pode reduzir ainda o nível de oxigênio no sangue. Ao se sentir incomodado, nosso cérebro consegue captar a mensagem de que tem algo errado e faz com que despertemos, as vias respiratórias reabrem e permitem o fluxo contínuo pulmonar, fazendo com que nosso corpo volte ao normal.
Durante a apneia do sono, a pessoa pode produzir um som que venha a ser um ronco ou um ruído semelhante ao som de sufocamento.
Fonte de pesquisa: Livro - Manual de Apneia Obstrutiva do Sono - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
Fotografia de Hércules Andrade
Interessante mostrar o porquê das coisas. Dormir próximo de alguém que ronca é algo bastante desconfortável. Se esse alguém aparece sufocar então... pior ainda. É bom saber como esse mecanismo funciona. Ainda que isso não melhore, em nada, o desconforto de quem assiste (e ouve) a cena rs. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluir